Quem escreve

Meu nome é Francine Porfirio, tenho 29 anos e sou uma curitibana abraçada a várias atividades, todas pelas quais sou apaixonada.

Profissionalmente: Sou formada em Psicologia, especialista em Psicologia Clínica sob a abordagem da Análise do Comportamento e especialista em Assessoria Linguística. Atuo como psicoterapeuta na cidade de Curitiba/PR e na área editorial como revisora textual e leitora crítica profissional. Ministro cursos e palestras para famílias e professores sobre práticas educativas e desenvolvimento moral. E também realizo projetos educacionais envolvendo a literatura para promover comportamentos pró-sociais (valores humanos) no ambiente escolar. No momento, estou estudando Inglês.

Pessoalmente: Sou como qualquer pessoa comum, incapaz de ser feliz sozinha. Casada há 6 anos com um marido atencioso, a quem amo muito! Temos um border collie chamado Logan, que é bastante agitado. Sou fã da cultura oriental (doramas, animes/mangás, j-rock... ~ minha banda favorita é the GazettE!) e tenho planos de visitar o Japão. Gosto de estudar, mas gosto ainda mais de aprender. E adoro a literatura! Os livros são, para mim, uma inesgotável fonte de lazer.

Sou, também, escritora
Há 8 anos, escrevo fanfictions nas plataformas Nyah! e Fanfiction.Net sob um pseudônimo. Como Francine Porfirio, escrevi 14 contos. Desses, 5 foram publicados nas antologias: Amado Orgulho (Equinócios do Amor), Sob o Jogo e Novas Chances (Amores Impossíveis), Milagres Trimestrais (Livro dos Novos) e Palavras Mudas (8 Faces da Diversidade). Meu conto Lembranças será publicado, até o final de dezembro, em uma antologia digital pela EX Editora.

 



Em 2013, meu conto Barbies Não Amam foi premiado entre mais de 300 contos participantes, no Concurso Cidade das Asas, e seria publicado na antologia Gavião Literário. No entanto, por falta de financiamento, a publicação foi interrompida.


Pela Editora Alcantis, fui convidada a escrever para a antologia Corações Enfeitiçados, mas problemas internos impediram a publicação. Por esse motivo, disponibilizei meu conto na plataforma Wattpad. Convido a lê-lo: Pendências do Além.

Em 2013, a Editora Alcantis me convidou para publicar um livro solo. No mesmo ano, tive o prazer de ganhar o 1º lugar no Concurso Literário da página Novos Escritores, no qual recebi como prêmio a publicação de um livro pela Editora LiterataInfelizmente, várias circunstâncias me impediram de concluir minhas produções – a principal delas: minha saúde. Pude apenas agradecer ao carinho da Editora Alcantis e da Editora Literata pela maravilhosa oportunidade que não pude abraçar.

Durante esse concurso, publiquei três contos que estão disponíveis para leitura online: Palavras Mudas (publicado na antologia 8 Faces da Diversidade) | Caixa de Pandora | (Des)Amores. Ainda, publiquei dois vídeos (que constrangedor! ~ rs): Meus sonhos como autora e Sobre o meu conto Caixa de Pandora.

Em 2014, tive o prazer de ser convidada a escrever para o Jornal Helena Kolody da PUC-PR. Na imagem abaixo, vocês poderão ler meu conto Fantasmas nele publicado.


Em 2015, decidi participar do Concurso Literário #BrasilEmProsa, promovido pela Amazon, O Globo e Samsung. Publiquei meu conto, intitulado Tobias e tive a alegria de contar com leitores sensíveis o suficiente para interpretarem a mensagem que desejei transmitir. Seria um prazer se você o lesse e também o avaliasse!


Em 2016, publiquei um novo conto intitulado O dia em que decidi morrer, através do qual procurei abordar o suicídio. Sentia a necessidade de dar maior destaque a essa temática na literatura nacional. Convido a ler a divulgação que fiz não apenas do conto, mas de outras publicações literárias que abordam o suicídio: Campanha de Prevenção ao Suicídio.


Estou finalizando meu romance sobrenatural, a ser publicado apenas em versão digital por enquanto. A capa é de autoria de Hadassa M. Vaz, a quem apresentei numa divulgação especial.


Sou coautora do sazonal No Caminho de Jesus – Álbum Litúrgico-catequético, publicado pela Editora Vozes (edições 2011, 2012, 2014, 2015, 2016 e 2017– em desenvolvimento). Trata-se de um instrumento de evangelização para catequizandos de 8 a 11 anos e seus familiares, apresentando as leituras bíblicas dominicais com atividades criativas e figurinhas.


Em 2016 foram publicados, também, os volumes Catequese de Perseverança com Adolescentes que faz parte da Coleção Crescer em Comunhão. Escrito em coautoria com a querida Maria do Carmo Ezequiel Rollemberg, tem a intenção de favorecer a Catequese de Perseverança, Grupos de Adolescentes e/ou Pastoral Escolar dirigida a essa faixa etária. Divide-se entre livro do catequista e livro do catequizando com atividades colaborativas, interativas e apropriadas para os adolescentes.

 
| se você é catequista e sua paróquia tem interesse em adquirir esse material para atuar junto aos adolescentes, entre em contato com a Editora Vozes para conferir a possibilidade de descontos exclusivos ou adquira por meio de outras lojas (Amazon, por exemplo: catequista; catequizando) |

Em 2017, será publicada pela Editora Vozes a obra O Ano Litúrgico: jogos, artes e dinâmicas para a catequese. Escrito em coautoria com Viviane Mayer Daldegan, tem a intenção de oferecer aos catequistas propostas de atividades para apresentar o Ano Litúrgico aos catequizandos.

– capa não oficial –


Eu participo do projeto Diálogos Lunáticos (hoje com 11.000 leitores), uma iniciativa do psicólogo Tonio Luna. Semanalmente há uma nova pergunta provocativa, respondida a cada dia por um dos autores participantes.



Convido a acompanhar!
 

Para finalizar (ufa!), atuei como colunista da página Comporte-se – Psicologia Científica, sobre princípios básicos da Análise do Comportamento – minha abordagem na Psicologia. Nesta página, vocês poderão encontrar meus artigos: Para além de uma toalha – a Flexibilidade na Análise do Comportamento | Reforço real no universo virtual | O egoísmo dos outros | Adeus Ano Velho – a Análise do Comportamento e as metas para o Ano Novo. Infelizmente, não tive condições de manter-me como colaboradora devido a todas as atividades que já realizo.

Convido, também, a ler meu artigo sobre o Bullying – numa perspectiva analítico-comportamental e educacional – publicado na página do Instituto Crescer (aqui).

Apesar
dessa apresentação, cada post no My Queen Side carrega um pedaço de mim. Convido a me conhecer acompanhando o blog!

P.S. Caso deseje me enviar uma mensagem, acesse o contato no blog ou envie e-mail para francine.porfirio@gmail.com.

Posts Relacionados